Buscar
  • Audio Et Design

Por que lines (caixas acústicas) com alto falantes menores?

Atualizado: 11 de Mai de 2018


Coluna/Line Array AED205CLA

Particularmente sou muito fã de caixas acústicas com alto falantes menores. Vocês facilmente vão entender o porquê. Quanto menor for o alto-falante, mais fino, mais leve e mais delicado é o cone (até porque se não fosse assim, teria uma eficiência muito baixa), pois um cone com estas características passa a ser um cone muito sensível e capaz de transmitir com mais fidelidade os transientes das notas musicais ou qualquer outra informação auditiva ao contrário de um alto-falante maior. Por que? Pelo fato de, quanto maior for o cone, necessariamente ele tem que ser mais duro e mais encorpado. Isto o leva a perder a sua sensibilidade de reproduzir fielmente os transientes do programa auditivo. Se não for assim ele se rasga. Ele se rompe. Dessa maneira ele suportará os deslocamentos.


O alto-falante é um transdutor, ele traduz (transforma) a energia elétrica em energia acústica. Costuma-se dizer que um transdutor é um traidor. Então, se o falante não traduz direito o programa auditivo, passo a concordar com esta teoria.

V

oltando aos alto falantes maiores: se eles forem usados num sistema de Line Array a caixa fica muito grande e muito pesada. Pense no seguinte: um sistema de Line Array tem a caixa de subwoofer que facilmente chega a mais de 100HZ e a partir daí qualquer alto falante, mesmo pequeno, consegue reproduzir bem os graves. Concordo que os alto-falantes pequenos tem limitação de potência e você não consegue fazer um sistema de grande potência (HI POWER) com falantes pequenos. Por isso você é obrigado a usar alto-falantes maiores e aí o seu sistema começa a não ter um som macio, um som agradável.


No próximo artigo vou dar algumas informações que vão permitir que você construa um sistema com alto-falantes pequenos de alta sensibilidade e alto nível de SPL. E será possível perceber o quanto é maravilhoso escutar um sistema com transdutores sensíveis.



João Américo é empresário reconhecido nacionalmente no segmento de sonorização, com experiência de mais de 40 anos em sistemas de alta performance para áudio. Após cerca de 5 anos de desenvolvimento de caixas de som voltadas para o mercado de áudio profissional, lança a AED - Audio Et Design. A ideia é oferecer ao mercado nacional e internacional produtos diferenciados e exclusivos que atendam às mais modernas especificações e anseios do áudio profissional.

Você ainda não ouviu nada igual

Rua Baixão, 578 , Luiz Anselmo, Salvador - BA / Brasil

40.265-215

© 2018 All rigths reserved Audio Et Design